Mensagem da

Comissão Organizadora

O GeoSudeste volta ao Rio de Janeiro, após um longo período, desde o inesquecível evento realizado em Nova Friburgo, em 2011, que reuniu mais de setecentos participantes, quando a Região Serrana se recuperava dos graves danos, decorrentes dos desastres ocorridos em janeiro. Foi um momento ímpar.

Doze anos depois, cumprindo o revezamento entre os Núcleos da Região Sudeste, temos a responsabilidade de organizar o Geosudeste 2023, num momento em que se repetem graves desastres naturais no País e, em especial na Região Sudeste.

Fiéis ao nosso papel de difundir, para a Sociedade, o amplo conhecimento técnico e científico, gerado pelos geocientistas e pesquisadores, o Geosudeste 2023 será palco de apresentações, debates e reflexões, sob o tema geral “Conectando Geociências e Sociedade”, com foco no conhecimento geológico, adquirido ao longo dos anos pela ampla gama de pesquisadores que estarão presentes no evento.

E, nesta linha, reflexo dos sérios eventos climáticos que vivenciamos, destacará temas atualíssimos, como os Desastres Naturais, os temas amplos ligados à Energia e a novidade cada vez mais presente, o Geoturismo e a Geoconservação.

Esta edição, inicialmente prevista para acontecer no Planetário da Cidade, voltará a ser realizada na UERJ, no campus Maracanã, acolhida pela Faculdade de Geologia – FGEL.

A UERJ, historicamente, foi sede do 1º Simpósio de Geologia Regional RJ-ES, em agosto de 1987, e das edições de 1993 e 2001 do Geosudeste (este criado em 1989, unindo as comunidades do Rio, Espírito Santo e São Paulo; depois, acrescido de Minas Gerais, em 2005, ganhando o formato atual).

Após vinte e dois anos a UERJ e a FGEL – Faculdade de Geologia – voltam a sediar um Geosudeste, tornando suas imagens indelevelmente associadas ao Evento.

E, sempre em sintonia com nosso tema principal, queremos proporcionar a cooperação com a rede de museus e espaços de cultura na Cidade do Rio de Janeiro, estimulando um momento de aproximação da Ciência com a comunidade, envolvendo instituições como o Museu de Ciências da Terra, a Casa da Ciência, o Museu da Geodiversidade e o Monumento Natural do Pão de Açúcar, entre outros, aproveitando as características únicas da Cidade do Rio de Janeiro, como centro gerador e difusor de conhecimento.

Em outubro, venha para a Cidade do Rio de Janeiro. Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos! Esperamos vocês para voltar a encontrar pessoas e compartilhar este momento!

Até lá!

A Comissão Organizadora do Geosudeste 2023.

setembro 2023

 

MENSAGEM IMPORTANTE AOS PARTICIPANTES

E se você, parceiro(a) da SBG e participante do Geosudeste, tem alguma dificuldade ou questão sobre a mudança de local do Evento, não hesite em nos contactar, escrevendo para geosudeste2023@sbgrjes.com.

A Comissão Organizadora está dedicando todos os esforços possíveis para amenizar ou solucionar eventuais problemas causados pela mudança de local do Geosudeste 2023, levantando os casos e propondo soluções.

Não deixe de se manifestar. Envie sua dúvida ou sugestão, até dia 28/9. Vocês são a razão de ser do Evento!