Mesas

Redondas

Diagnóstico e Enfrentamento dos Desastres Socioambientais Recorrentes na Região Sudeste do Brasil

Dia 10/10 (terça-feira)

Exposição dos desastres recentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e das Políticas Públicas para seu enfrentamento, seguido de debate com especialistas.

Ingrid Ferreira Lima (SBG-RJ/ES) - mediação

Graduação e Mestrado em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutorado em Hidrologia e Gerenciamento de Ecossistemas da Tokyo University of Agriculture and Technology (TUAT), e Doutorado em Geologia de Engenharia e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) pelo programa SDG Líder Global. Tem experiência em diferentes organizações em busca de soluções para a Crise Climática, Projetos de RRD (Redução de Riscos de Desastres) e Estratégias de Desenvolvimento Urbano.

Cristiane Tinoco (Defesa Civil Estadual do Espírito Santo)

Geóloga formada pela UFPR (2004), mestre em Defesa e Segurança Civil pela UFF (2016), especialista em Defesa Civil pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021) e especialista em Segurança de Barragens para Usos Múltiplos pela UFBA (2022). Atualmente, cursa a especialização em Geoprocessamento pela UFABC. Desde 2019 atua como Coordenadora de Projetos no Departamento de Prevenção da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo-CEPDEC/ES com ênfase em redução de riscos e desastres, com 14 anos de experiência nas ações de Proteção e Defesa Civil.

Anselmo de Carvalho Pedrazzi (SGB)

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador em geociências no Serviço Geológico do Brasil desde 2010, tendo executado projetos de geoquímica ambiental, cartografia de risco geológico, cartas geotécnicas de aptidão à urbanização, cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação e avaliações geotécnicas em atrativos geoturísticos. Atualmente é coordenador executivo dos cursos de capacitação na área de cartografia de desastres naturais e dos laboratórios de mecânica dos solos - LAMESO.

Caroline Dutra (Defesa Civil de Petrópolis-RJ)

Geóloga (2010), mestra (2013) e doutora (2022) em Geociências, formada pela UERJ. Possui carreira na área de Geologia de Engenharia, com mais de 12 anos de experiência na área de gestão de riscos e desastres, tendo atuado na Defesa Civil de Angra dos Reis (2011/2012) e desde 2013 na Defesa Civil de Petrópolis. Atua como coordenadora de Geologia na Defesa Civil de Petrópolis, vice-presidente da ABGE RJ-ES e presidente da ABMGeo Nacional. E é co-fundadora e diretora da empresa Terraconserv e consultora na empresa Nova Meio Ambiente.

Marcelo Fischer Gramani (IPT-SP)

Geólogo (IGc-USP/1996), Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (EPUSP-2001). Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, Seção de Investigações, Riscos e Gerenciamento Ambiental – Sirga. Representa o IPT no Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC e no Plano de Contingência do Polo Industrial de Cubatão. Também é membro da Secretaria Executiva do Grupo de Articulação de Ações Executivas do Programa Estadual de Prevenção de Desastre Naturais e de Redução de Riscos (GAAE/PDN). Trabalha com risco geológico, deslizamentos, corridas de massa, desastres naturais, planos preventivos, atendimentos emergenciais e capacitação/treinamentos.

Túlio Márcio Aguiar Oliveira - DRM-RJ

Geólogo graduado pela UFRJ-1993, Mestrado UFRJ-1996, na área de Geologia de Engenharia e Ambiental – Doutorado UFRJ-2012 – Geologia Econômica, na área de Avaliação de Portfólios de Projeto de Petróleo. Atuou como consultor (desde 1996) no setor mineral (pesquisa mineral, Relatório Final de Pesquisa e Avaliação Econômica) e de engenharia (mapeamento geológico-geotécnico e sondagens), atuando também em diversas prefeituras do Estado do Rio de Janeiro para o credenciamento e funcionamento das empresas de extração mineral na Região Metropolitana, Noroeste, Serrana, Norte e Região dos Lagos, além da obtenção de outorga de recursos hídricos e licenciamento ambiental. Atualmente, Diretor de Geologia do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – DRM-RJ.

Isabel Volponi - Diretora de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel

Formada em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com especialização em Geotecnia. Servidora efetiva da Urbel, atua na área de Geologia Urbana e Ambiental. Desde 2010 exerce a função de Diretora de Manutenção e Áreas de Riscos da URBEL, sendo responsável pela coordenação e gestão do Programa Estrutural em Áreas de Risco (PEAR).