SESSÕES

TEMÁTICAS

ST 1 – Riscos Naturais/ Geotecnia/ Hidrogeologia/Geologia Ambiental, Médica e Forense

Coordenadores: Francisco Dourado (UERJ), Aline Freitas (DRM), Cassio Roberto da Silva (SGB-CPRM), Maria Angélica Barreto Barros (SGB-CPRM)

A sessão trata dos mais diversos assuntos acerca dos temas de Riscos Naturais, Geotecnia, Hidrogeologia, Geologia Ambiental, Médica e Forense. Desta forma, são esperados trabalhos sobre:
– riscos geológicos e desastres de diferentes naturezas incluindo fontes naturais, antropogênicas, naturais-tecnológicas equasi-naturais;
– aplicações da Geologia em obras como barragens, túneis, obras lineares, etc., estabilidade de taludes, investigações de campo e laboratório em mecânica dos solos e mecânica das rochas;
– cartografia geotécnica e geoambiental, planejamento urbano e regional, impacto ambiental;
– aplicações da Hidrogeologia, contaminação e preservação de aquíferos, recursos hídricos;
– comportamentos geológico-geoquímicos dos elementos químicos, contaminações naturais e antropogênicas e os possíveis danos à saúde humana, animal e/ou vegetal;
– métodos geológicos na investigação criminal, incluindo crimes ambientais de investigação direta (extração ilegal de recursos minerais; e crimes de destruição de patrimônio histórico) e de investigação indireta (desmatamento).

ST 2 – Bacias sedimentares/ Paleontologia/ Óleo, gás e energia renovável

Coordenadores: Hermínio Ismael de Araújo-Júnior (UERJ/Soc.Bras.Paleontologia),/ Sylvia Couto dos Anjos (ABGP) e Patrick Führ Dal’Bó (UFRJ)

Esta sessão temática tem por objetivo apresentar e discutir uma ampla gama de trabalhos relacionados à pesquisa na área de Geologia Sedimentar e recursos energéticos. Serão discutidos os diferentes aspectos relacionados às bacias brasileiras no que tange à tectônica, processos de sedimentação, paleontologia, paleogeografia, estratigrafia e petrologia. Além disso, considerando que a exploração e produção de óleo e gás – e mais recentemente as energias renováveis – constituem grande parte da matriz energética brasileira, serão discutidos os casos reais da indústria e pesquisa acadêmica sobre os elementos e processos dos sistemas petrolíferos. Por fim, no âmbito desta sessão, são também aceitos trabalhos que se relacionem com reconstituições paleoambientais e paleoclimáticas com base nos mais diversos arquivos geológicos (e.g., testemunhos sedimentares e de gelo, espeleotemas, corais, anéis de crescimento de árvores, afloramentos, entre outros).

ST 3 – Geoturismo/ Geodiversidade/ Geoética e Geoconservação. / Patrimônio Geológico:

Coordenadores: Kátia Mansur (UFRJ), Deusana Machado (Unirio), Maria da Gloria Motta Garcia (USP), Rosely Aparecida Liguori Imbernon (USP)

Pretendemos, nessa sessão temática, apresentar os mais recentes trabalhos, conceituais e/ou aplicados, sobre os temas: (a) Geoturismo – rural ou urbano, interpretação ambiental, trilhas e outras ações no campo do turismo e desenvolvimento local; (b) Geodiversidade – mapeamento qualitativo e quantitativo, avaliação, serviços ecossistêmicos, ameaças, gestão territorial e potencialidades; (c) Geoética – conceitos, geoética e sociedade, formação profissional e códigos de conduta geoética; (d) Geoconservação – básica, aplicada e aplicações técnicas de Geoconservação; (e) Patrimônio Geológico – in situ e ex situ; inventário, valoração, divulgação, proteção legal, conservação e monitoramento; e (f) Geoparques – laboratórios para o desenvolvimento sustentável, o tripé educação, geoturismo e desenvolvimento local. Com este escopo, buscamos reunir em uma ampla discussão pesquisadores, profissionais de diferentes áreas, sociedade em geral, que têm construído estes novos campos do conhecimento dentro das Geociências no Brasil, integrando estes vários conceitos inerentes ao Planeta Terra sob uma visão sistêmica e ao papel social nesta (re)significação da geodiversidade.

ST 4 – Mapeamento Geológico/ Geologia Estrutural/Petrologia/ Geocronologia:

Coordenadores: Eliane Guedes (MN), Anderson Costa (UERJ), Artur Corval (UFRRJ), Cícera Neysi (UFRJ)

Esta sessão tem como objetivo divulgar e discutir os mais recentes avanços científicos produzidos na academia e na indústria sobre uma variedade de tópicos geológicos. Entre os tópicos a serem abordados estão técnicas de mapeamento geológico,  orogênese e orógenos, rifteamento e riftes, transcorrências e seus grandes sistemas, bem como a natureza dos processos de localização da deformação ao longo da litosfera continental, incluindo a interface crosta/manto. Além disso, espera-se contar com trabalhos desenvolvidos nos tópicos relacionados a magmatismo em diferentes ambientes tectônicos, complexos máficos-ultramáficos acamadados, complexos carbonatíticos, conexões entre processos plutônicos e vulcânicos, aplicações de mineralogia e petrologia ígnea na caracterização petrogenética de magmas e influência de processos petrogenéticos na vocação metalogenética de províncias ígneas. Será valioso fomentar a interação multidisciplinar entre pesquisas que versem sobre os processos tectônicos e estruturas deformacionais em todas as escalas, entre tectônica e sedimentação, entre tectônica e metamorfismo, bem como entre tectônica e morfogênese. Além disso, a seção temática busca reunir pesquisadores interessados em compartilhar novas ideias relacionadas à geoquímica de isótopos e geocronologia em pesquisas básicas e aplicadas. Portanto, serão bem-vindas contribuições científicas que lidem com o uso de métodos geocronológicos, isótopos radiogênicos e estáveis nos diversos campos das Geociências.

ST 5 – Metalogenia, Prospecção Mineral, Rochas e Minerais Industriais, Agrominerais, Gemologia, Tecnologia Mineral:

Coordenadores: Luiz Carlos Bertolino (UERJ/Cetem), Mariana Brando (UERJ), Rosaline Silva (UFMG)

A sessão objetiva divulgar e discutir os novos conhecimentos e avanços científicos produzidos no meio acadêmico e na indústria sobre: a gênese de depósitos, incluindo recursos minerais estratégicos e transição energética, rochas e minerais industriais, agrominerais e gemologia; envolvendo ainda os desafios e novas tecnologias na prospecção, caracterização mineral e geometalurgia.

ST-6 – Geocomunicação e Geoeducação:

Coordenadores: Patricia Duringer Jacques (SGB-CPRM); Rodson de Abreu Marques (UFOP); Werlem Holanda (UERJ); Andrea Sander (SGB-CPRM).

A Geocomunicação e Geoeducação são fundamentais para a disseminação dos conhecimentos geocientíficos, na promoção e compreensão da Geologia e de seus processos em diferentes níveis educacionais, formais ou não formais. Essas temáticas auxiliam a sociedade a compreender a importância da Geologia e suas aplicações no contexto do desenvolvimento sustentável. O objetivo dessa seção é incentivar a discussão e a troca de conhecimento entre os participantes, bem como promover a colaboração e a interação entre diferentes áreas da Geologia. Portanto, convidamos autores a submeterem trabalhos relacionados a Geocomunicação e Geoeducação para o Simpósio de Geologia do Sudeste.