Palestras

Palestra Magna (abertura do Geosudeste 2023)

"Transição Energética e Desenvolvimento: Terra à Vista, o impacto do Onshore Brasileiro”

Dia 09/10 (segunda-feira)

Frederico Miranda
Diretor de Exploração da ENEVA

Frederico Miranda é Diretor de Exploração na Eneva e, também, professor do Programa de Pós-graduação em Gestão de Óleo e Gás da Fundação Getúlio Vargas – FGV. É Geólogo pela Universidade de Brasília (UnB), em 2006, é Mestre em Sistemas Petrolíferos Não-Convencionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em parceria com a Colorado School of Mines, em 2013, com especialização em Análise de Bacias pela UERJ, em 2007 e especialista em Petrofísica pela Universidade Petrobras, em 2009.
Em seus 15 anos de carreira trabalhou intensamente nas Bacias Sedimentares do Parnaíba, do Amazonas, do Solimões e, mais recentemente, do Paraná.
Atualmente tem como principal o foco as bacias prolíficas em gás no Brasil, sua contribuição para a geração de energia térmica, sequestro de carbono e transição energética.

Palestras Temáticas

AUDITÓRIO 11 - 10:40 às 11:20

Processos de evolução em sistema aberto para magmas ultrabásicos alcalinos insaturados em sílica: exemplos de ocorrências Cretáceas do sudeste do Brasil

Rogério Guitarrari Azzone

Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (2002), Doutor em Ciências (Geociências – Mineralogia e Petrologia) pela Universidade de São Paulo (2008). Desenvolveu pós-doutoramento no Departamento de Mineralogia e Geotectônica (GMG) do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (2008-2010), como foco de estudo em rochas cumuláticas de tendência alcalina. Desde 2010 é docente do Instituto de Geociências da USP. Desenvolveu trabalho de pesquisa no exterior (estágio pós-doc) junto à University of Alberta (CAN) com foco específico análises de elementos-traço e isotópicas em perovskitas de rochas kimberlíticas (2018). Tem experiência nas áreas de Petrologia Ígnea e Mineralogia, com ênfase nos seguintes temas: Evolução Magmática, Rochas Cumuláticas de tendência alcalina, Kimberlitos, Carbonatitos, Lamprófiros alcalinos, Química Mineral, Geoquímica de Rocha-total, Modelamento Geoquímico, Aplicação de isótopos radiogênicos em rochas e minerais. Eventos magmáticos do Meso-Cenozoico na plataforma brasileira e seus condicionantes geotectônicos têm sido abordados nos projetos de pesquisa do docente.

AUDITÓRIO 11 - 10:40 às 11:20

Geotourism issues and GeoWorld Travel: Scenary explained....

James Cresswell, Diretor da GeoWorld Travel Ltd

James is the director and founder of GeoWorld Travel, and personally guides most of GeoWorld Travel’s trips. He is a geologist, having gained an undergraduate degree in Geology from the University of Bristol, and a Masters in Oceanography from the University of Southampton. Before setting up GeoWorld Travel, James travelled to around 100 different countries and worked as the geologist guide aboard expedition cruise ships. Countries and areas he guided in, before establishing GeoWorld Travel, include: Antarctica, Svalbard, Canada (Arctic and Rockies) Greenland, Russian Arctic & Geographical North Pole, Australia, Indonesia, Papua New Guinea, Kenya, Botswana, Mozambique, Madagascar, Seychelles, India, Sri Lanka, Maldives, Caribbean, the South Pacific, St Helena and Tristan da Cunha. James’ passion for communicating geosciences began when he started his career working in the television documentary industry. He was the researcher on a Discovery Channel geological series, and was part of the BBC’s ‘Blue

AUDITÓRIO 11 - 9:00 às 9:40

A influência potencial das cadeias de montanhas nos ecossistemas ediacaranos-cambrianos na porção oeste do Gondwana

Fabrício Caxito

 

AUDITÓRIO 11 - 10:40 às 11:20

Geologia econômica de depósitos de lítio no Sudeste do Brasil

Antonio Carlos Pedrosa-Soares

Geólogo pela UFMG (1979), Mestre (1984) e Doutor (1995) em Geologia Econômica pela Universidade de Brasília, focaliza seu trabalho na geotectônica e geologia econômica (pegmatitos, grafita, formação ferrífera diamictítica, ouro) do Orógeno Araçuaí e suas correlações com a África. Além de projetos de pesquisa científica de agências de fomento, coordenou os convênios (CODEMIG, CPRM, PETROBRAS) que produziram o mapeamento geológico de 2/3 do território de Minas Gerais e no Espírito Santo, e a plataforma digital “Recursos Minerais de Minas Gerais”. Como Professor Titular (aposentado) e Pesquisador 1A do CNPq atua voluntariamente no Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFMG. Orientou 21 Dr, 45 MSc, e mais de cem BIC e TG. Publicou 147 artigos em revistas internacionais e nacionais, 58 capítulos e livros, além de centenas de trabalhos e palestras em eventos científicos. É consultor em geologia econômica e prospecção de pegmatitos (para a Lithium Ionic) e grafita, sobre os quais deu cursos e palestras pela ADIMB (2021-2023). Foi agraciado com os prêmios Martelo de Prata (1988) e Colaborador Emérito (2016) da Sociedade Brasileira de Geologia, e Capes de Teses (2019), e com a “Homenagem do Povo do Vale do Jequitinhonha pelos estudos sobre pegmatitos na região” das Prefeituras de Araçuaí e Itinga, e Steinert Solutions, no evento Lithium Business (2023).

AUDITÓRIO 31 - 9:00 às 9:40

Uso e Aplicações de geotecnologias de baixo custo na geologia de engenharia.

Rodrigo França

Pai da Cecília, entusiasta de geotecnologias, um dos idealizadores do futuro podcast @quepedraeessa e é geólogo formado pela UERJ. Especialista em geologia de engenharia. Já passou por grandes obras como a escavação da Transolímpica e duplicação do túnel do Joá. Atuou em mapeamentos e projetos de contenção em escalas diferentes de trabalho, sempre buscando uma integração da geologia com a engenharia. Hoje trabalha na Fundação Geo-Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE-Núcleo RJ).