online web builder

EXCURSÕES

Excursões ofertadas durante o evento

Excursão 1: Da Bacia do Paraná ao Embasamento Cristalino de Campinas

Mobirise

Duração: 1 dia (Sábado 19/10/2019)

Saída: Instituto de Geociências-UNICAMP 8:00h.
Retorno: Instituto de Geociências-UNICAMP 20:00h.

Guias: Dr. Wagner Amaral (IG/UNICAMP) & Dr. Fábio Machado (UNIFESP)

Vagas: 10 (mínimo), 13 (máximo)
Valor por pessoa: R$ 95,00

Informações adicionais: O valor não está incluso o lanche e o almoço. Os horários de chegada estão sujeitos a alterações, conforme o andamento da viagem. 

Mobirise

Resumo

A área do município Campinas abrange em termos gerais, dois terrenos geológicos bem distintos. Em sua porção leste ocorre o embasamento pré-cambriano de médio e alto grau metamórfico, intrudidos por granitos das suítes Jaguariúna e Morungaba. A oeste ocorre a Bacia do Paraná constituída por rochas sedimentares do Subgrupo Itararé, associadas com diabásios da Formação Serra Geral. Destacam-se também duas zonas de cisalhamento dúctil de direção NNE que afetam a foliação principal no embasamento.

O objetivo desta excursão é apresentar aos participantes os principais litotipos que ocorrem nestes contextos, como por exemplo a visitação na região de Limeira-SP do famoso Sill da Pedreira Basalto 4 com ampla variação composicional e diversas estruturas e texturas.

Também visitaremos uma Pedreira na região sul de Campinas com excelentes exposições de gnaisses, migmatitos e granulitos milonitizados pela Zona de Cisalhamento Campinas. Por fim terminaremos a nossa excursão sobre as rochas graníticas da suíte Morungaba, em um dos pontos mais belos do município, localizado no Pico das Cabras onde está situado um dos maiores polos Astronômicos do País composto pelo MAAS – Museu Aberto de Astronomia e o Observatório Jean Nicolini. 

Mobirise

Roteiro

Ponto 1 – Sill de Limeira: Pedreira Basalto 4, Rodovia Anhanguera, Km 139,9, Limeira-SP. Aprox. ~47 km do IG-UNICAMP.
O sill ocorre associado entre as rochas sedimentares do Subgrupo Itararé na Bacia do Paraná, onde é explorado em duas pedreiras Cavinato e Basalto 4 para obtenção de brita para a construção civil (Figs. 2A-B). Teremos a oportunidade de observar ampla variedade composicional, textual estrutural e discutir os produtos e processos magmáticos em uma privilegiada exposição da base ao topo.

Ponto 2 – Embasamento Pré-Cambriano: Pedreira Basalto 6, Rodovia Lix da Cunha, Km 8, Campinas-SP. Aprox. ~55 km do ponto anterior.
Visita a uma extensa cava de extração de agregados situada a sul do município de Campinas, no embasamento paleoproterozóico milonitizado pela zona de Cisalhamento Campinas (Figs. 3A-B). Ocorrem diversos litotipos e as mais variadas estruturas nesta pedreira, incluindo gnaisses, migmatitos, granulitos, milonitos, falhas, diques e sills (Fig. 3C). Teremos a oportunidade de observar e discutir processos metamórficos, geoquímicos e isotópicos que foram realizados nesta área.

Ponto 3 – Suíte granítica Morungaba: Estrada do Capricórnio, Campinas-SP. Aprox. ~50 km do ponto anterior.
Embasamento cristalino situado na porção leste do município de Campinas. Serão realizadas paradas ao longo do percurso para o MAAS (Museu Aberto de Astronomia de Campinas), para observar rochas do embasamento e da suite granítica Morungaba (Figs. 4A-B). O encerramento será sob o mirante da Pedra Mor dentro do MAAS. 


Excursão 2: SISTEMA PETROLÍFERO IRATI-PIRAMBOIA DA BACIA DO PARANÁ

Duração: 1 dia (Sábado 19/10/2019)
Saída: Instituto de Geociências-UNICAMP (Campinas-SP) às 7:30h.
Retorno: Instituto de Geociências-UNICAMP (Campinas-SP) às 18:30h.

Guias: Prof. Dr. Alexandre Perinotto & Dr. Iata Anderson de Souza
Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Rio Claro. Avenida 24 A, 1515.

Vagas: 15 (mínimo), 30 (máximo)
Valor por pessoa: R$ 145,00
Informações adicionais: O valor não está incluso o lanche e o almoço. Os horários de chegada estão sujeitos a alterações, conforme o andamento da viagem. 

Mobirise

Resumo

Local: Regiões de Rio Claro e Anhembi (SP)

Objetivo: Apresentar e discutir o sistema petrolífero Irati - Piramboia da Bacia do Paraná, visitando dois afloramentos nas regiões de Rio Claro e Anhembi no Estado de São Paulo (Figura 1). Será enfatizada a rocha geradora (Formação Irati) e a rocha reservatório (Formação Piramboia).

Mobirise

Roteiro

1 – Instituto de Geociências-UNICAMP
Apresentação teórica do sistema petrolífero Irati-Piramboia da Bacia do Paraná.

2 – Visita à frente de lavra da Pedreira Partecal (Rodovia Fausto Santomauro, entre Rio Claro e Piracicaba)
Neste afloramento será apresentada a rocha geradora e o motor térmico da geração: folhelho pirobetuminoso da Formação Irati (Permiano) e soleiras de diabásio relacionadas aos derrames cretáceos da Formação Serra Geral (Figura 2).

3 – Visita ao afloramento da Fazenda Betumita
Neste afloramento será apresentada a rocha reservatório: arenito asfáltico - paleodunas da Fm. Piramboia (Triássico - Jurássico?) (Figura 3). 


Mobirise

Excursão 3:
Visita ao Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira

Data de Realização: 24/10/2019.
Horário:
 9h00min as 12h00min.
Vagas: Máximo de 20.
Local: Portaria do Sincontron

Endereço
: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. CEP 13083-100.
Valor por pessoa: Esta excursão não tem custos para os inscritos.

Mobirise

LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON

O Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração em todo o mundo. Foi projetado para ter o maior brilho dentre todas as fontes de sua categoria. Seu desenvolvimento foi planejado para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron. A antiga fonte de luz síncrotron, o UVX, contribuiu por décadas para um grande avanço em diversas áreas das Geociências, tanto na academia quanto na indústria, ampliando o conhecimento e resolvendo diversos problemas científicos, gerando publicações de alto impacto e grande retorno financeiro. O Sirius será capaz de gerar uma energia cerca de 3 vezes maior, com um enorme ganho de possibilidades de exploração de antigos e novos problemas científicos na área, a nível de escala micro e nanométrica, com alta resolução espacial e espectral, podendo significar uma nova era de geração de conhecimento para as Geociências. A visita terá início no UVX, onde o funcionamento da geração de luz síncrotron será explicado, seguindo para o Sirius, no qual serão mostradas as novas instalações e futuras estações experimentais de linhas de luz de interesse para as Geociências.

Mais informações: https://www.lnls.cnpem.br/o-lnls/

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 1) Acesse o sistema de inscrições AQUIVocê será redirecionado a outra página.

 2) Clique em “Cursos e Oficinas”.

 3) Em seguida clique em “2ª Opção para Inscritos”.

 4) Selecione a excursão do seu interesse.

 5) Clique em ”Cadastrar opção".

Obs: Para confirmação da inscrição é necessário efetuar o pagamento.

INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO

- O pagamento de inscrição deverá ser feito por DEPÓSITO BANCÁRIO ou TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA na conta corrente do Evento:

Banco do Brasil
Agência: 3559-9
Conta Corrente: 49.893-9
Razão Social: Sociedade Brasileira de Geologia
CNPJ: 62.916.366/0002-43

- Após a realização do depósito ou transferência, enviar a cópia digital do comprovante para o e-mail: geosudeste2019@gmail.com
- NÃO serão aceitos depósitos efetuador por envelope em caixa eletrônico.


IMPORTANTE:
- PARA PARTICIPAR DAS EXCURSÕES, É NECESSÁRIO ESTAR INSCRITO NO EVENTO.
- As vagas são limitadas e o preenchimento obedecerá a ordem de opção e do pagamento da taxa de inscrição da Excursão.
- Serão considerados válidos somente os pagamentos realizados em até 7 DIAS após a realização da inscrição.
- Após os 7 dias, se não houver a realização do pagamento, a inscrição será automaticamente CANCELADA.
- A realização das Excursões está associada ao número mínimo de inscritos. No caso de não realização da Excursão, o valor pago será integralmente restituído aos inscritos.
- Em caso de desistência por parte do participante, a Comissão Organizadora restituirá 70% do valor da inscrição da excursão inscrita. CASO A DESISTÊNCIA OCORRA APÓS 30/09/2019, NÃO HAVERÁ RESSARCIMENTO DO VALOR DA INSCRIÇÃO.

ACESSE O SISTEMA DE INSCRIÇÕES

Local do evento

Centro de Convenções da UNICAMP
Avenida Érico Veríssimo, 500
Cidade Universitária
Barão Geraldo - Unicamp
13083-854
Campinas – SP

Contato

Email:
geosudeste2019@gmail.com