develop free website

EXCURSÕES

Excursões ofertadas durante o evento

Mobirise

Excursão 1: Da Bacia do Paraná ao Embasamento Cristalino de Campinas

Duração: 1 dia (Sábado 19/10/2019)

Saída: Instituto de Geociências-UNICAMP 8:00h.
Retorno: Instituto de Geociências-UNICAMP 20:00h.

Guias: Dr. Wagner Amaral (IG/UNICAMP) & Dr. Fábio Machado (UNIFESP)

Mobirise

Resumo

A área do município Campinas abrange em termos gerais, dois terrenos geológicos bem distintos. Em sua porção leste ocorre o embasamento pré-cambriano de médio e alto grau metamórfico, intrudidos por granitos das suítes Jaguariúna e Morungaba. A oeste ocorre a Bacia do Paraná constituída por rochas sedimentares do Subgrupo Itararé, associadas com diabásios da Formação Serra Geral. Destacam-se também duas zonas de cisalhamento dúctil de direção NNE que afetam a foliação principal no embasamento.

O objetivo desta excursão é apresentar aos participantes os principais litotipos que ocorrem nestes contextos, como por exemplo a visitação na região de Limeira-SP do famoso Sill da Pedreira Basalto 4 com ampla variação composicional e diversas estruturas e texturas.

Também visitaremos uma Pedreira na região sul de Campinas com excelentes exposições de gnaisses, migmatitos e granulitos milonitizados pela Zona de Cisalhamento Campinas. Por fim terminaremos a nossa excursão sobre as rochas graníticas da suíte Morungaba, em um dos pontos mais belos do município, localizado no Pico das Cabras onde está situado um dos maiores polos Astronômicos do País composto pelo MAAS – Museu Aberto de Astronomia e o Observatório Jean Nicolini. 

Mobirise

Roteiro

Ponto 1 – Sill de Limeira: Pedreira Basalto 4, Rodovia Anhanguera, Km 139,9, Limeira-SP. Aprox. ~47 km do IG-UNICAMP.
O sill ocorre associado entre as rochas sedimentares do Subgrupo Itararé na Bacia do Paraná, onde é explorado em duas pedreiras Cavinato e Basalto 4 para obtenção de brita para a construção civil (Figs. 2A-B). Teremos a oportunidade de observar ampla variedade composicional, textual estrutural e discutir os produtos e processos magmáticos em uma privilegiada exposição da base ao topo.

Ponto 2 – Embasamento Pré-Cambriano: Pedreira Basalto 6, Rodovia Lix da Cunha, Km 8, Campinas-SP. Aprox. ~55 km do ponto anterior.
Visita a uma extensa cava de extração de agregados situada a sul do município de Campinas, no embasamento paleoproterozóico milonitizado pela zona de Cisalhamento Campinas (Figs. 3A-B). Ocorrem diversos litotipos e as mais variadas estruturas nesta pedreira, incluindo gnaisses, migmatitos, granulitos, milonitos, falhas, diques e sills (Fig. 3C). Teremos a oportunidade de observar e discutir processos metamórficos, geoquímicos e isotópicos que foram realizados nesta área.

Ponto 3 – Suíte granítica Morungaba: Estrada do Capricórnio, Campinas-SP. Aprox. ~50 km do ponto anterior.
Embasamento cristalino situado na porção leste do município de Campinas. Serão realizadas paradas ao longo do percurso para o MAAS (Museu Aberto de Astronomia de Campinas), para observar rochas do embasamento e da suite granítica Morungaba (Figs. 4A-B). O encerramento será sob o mirante da Pedra Mor dentro do MAAS. 


Local do evento

Centro de Convenções da UNICAMP
Avenida Érico Veríssimo, 500
Cidade Universitária
Barão Geraldo - Unicamp
13083-854
Campinas – SP

Contato

Email: nucleo-sp@sbgeo.org.br