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EnsinoGEO 2019

9º Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra
9th National Symposium on Teaching and History of Earth Sciences

Geoética: respeito à Terra e ao lugar onde vivemos


Nos últimos anos, cresceram o vigor e a produtividade da comunidade nacional que desenvolve pesquisas em Ensino e História de Ciências da Terra. Pode-se citar exemplos: em julho de 2018, na cidade de Campinas, a Unicamp sediou dois eventos sobre a relevante temática da difusão das Geociências (“Geociências para Todos”), quando mais de 290 trabalhos científicos foram apresentados e debatidos. Nos websites http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/papers/ [VIII GeoSciEd 2018] e http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/pt/trabalhos/ [EnsinoGEO-2018] estão disponíveis os anais dos eventos. Uma seleta coleção de artigos foi divulgada em edições recentes de Terræ Didatica.

No mês seguinte, realizaram-se na cidade do Rio de Janeiro os eventos 49° Congresso Brasileiro de Geologia / 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil / VII Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. A concorrida sessão técnico-científica de Educação e Ensino de Geociências contou com mais de 60 trabalhos apresentados em forma oral e pôster.

A comunidade nacional passou a valorizar as pesquisas científico-educacionais e a compreender que a efetiva divulgação do conhecimento sobre a dinâmica terrestre pode fomentar sua própria expansão, à medida que a população passa a dominar conhecimentos sobre dinâmica terrestre. Desastres ambientais recentes – como Brumadinho e Mariana (MG) – revelam que a bagagem intelectual do cidadão moderno precisa acomodar tal conhecimento. Os desdobramentos e consequências desse entendimento podem impactar firmemente a educação básica no País.

As Geociências abordam, por excelência, as inter-relações do ambiente, processos naturais e fenômenos sociais e ajudam a edificar o panorama cultural de nosso povo. Em qualquer nível de ensino, a formação em Geociências deve conduzir os alunos a entender o ambiente terrestre e os efeitos das ações humanas, desenvolver a democracia e atuar em benefício da cidadania. Relacionar o conhecimento da Terra à cidadania ambiental ou até a uma ética da Terra, em pleno século XXI, oferece desafios de diversas ordens para a construção de currículos de todos os níveis educacionais. Que desafios são esses? Para responder, é preciso saber de que modo os conceitos das Ciências da Terra são tratados na educação de ciência e tecnologia nos dias atuais. Os professores têm sido bem sucedidos na construção de abordagens que possibilitem relacionar problemas locais, regionais e planetários? Eles conseguem estabelecer algum vínculo com a história geológica do planeta ao abordar, por exemplo, a moderna controvérsia sobre aquecimento global antropogênico versus mudança climática natural? Como aprofundar e explorar didaticamente os vínculos entre a dinâmica global e temas como degradação de mananciais, erosão e perda de solos agricultáveis, consumo excessivo de recursos naturais e energéticos, deslizamentos de solo e rocha, enchentes e inundações?

Para viabilizar um debate amplo e abrangente, é preciso reexaminar, continuamente, materiais didáticos (desde a escola fundamental até o ensino superior), modelos de currículo, programas e conteúdos da educação básica. Ao se colocar em perspectiva temas que envolvem o conhecimento da natureza, abrem-se janelas para se abordar questões centrais de história, do ensino e da aprendizagem.

O 9º Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra – EnsinoGEO-2019 – dará continuidade ao enfrentamento desses e outros problemas, buscando debater trajetórias e perspectivas da pesquisa e do ensino de Geociências e estabelecer nexos com a História das Ciências Naturais no Brasil e na América Latina. Pretende-se estabelecer conexões criativas entre pesquisadores, docentes, alunos e população local, na discussão de temas de interesse, na forma de oficinas, cursos, palestras, atividades e excursões de campo.

LINHAS TEMÁTICAS

O evento abrange pesquisas e experiências relativas ao Ensino e História das Ciências da Terra, nas seguintes temáticas:

1

Geociências no Ensino superior

2

Educação ambiental, educação para sustentabilidade e geoética

3

Geociências e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

4

História da Ciência

5

Geociências e Ciências Naturais no ensino básico e formação docente

6

Comunicação e Divulgação das Geociências

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

As configurações de páginas do arquivo do trabalho são:

• Folha A4; margens (superior, inferior, direta e esquerda) de 2,0 cm; e espaçamento simples.
• Durante a submissão deverá ser anexado um arquivo único em word, formatado em acordo com o modelo “ModeloEnsinoGEO 2019 A4.docx”, que servirá como guia de elaboração de resumos expandidos (3 a 4 páginas) e trabalhos completos (5 a 10 páginas).
• Trabalhos que não estejam de acordo com o modelo serão automaticamente reprovados, sem passar pela avaliação dos Coordenadores de Sessão e Comitê Científico.
• A avaliação dos trabalhos será realizada pelos Coordenadores de Sessão e Comitê Científico, levando-se em conta: (i) a relação do trabalho com a temática do Simpósio ou Sessão Técnico-Científica; (ii) a apresentação de alguma contribuição técnico-científico; (iii) que não contenham erros conceituais; e (iv) que não representem proposta ou intenção de se realizar um determinado estudo sem apresentação de resultados.
• Os trabalhos avaliados poderão ser submetidos a eventuais correções. Após o encerramento do processo de avaliação os autores deverão providenciar um arquivo único em adobe acrobat (.pdf); não será permitido nenhum tipo de correção ou substituição do arquivo final. Qualquer erro, seja de digitação, grafia, etc. será de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
• Cada trabalho poderá ter até 7 (sete) autores.
• Os autores poderão submeter quantos trabalhos desejarem, mas para efeito de apresentação no congresso e publicação nos Anais, será permitido vincular e validar apenas 2 (dois) trabalhos por inscrição.
• O formato de apresentação escolhido pelo autor (painel ou oral) não será o formato final da apresentação. O formato para apresentação será definido posteriormente pelos Coordenadores de Sessão e Comitê Científico.

MODELO DE RESUMO

DATAS IMPORTANTES

ATIVIDADEDATA
Minicurso sobre Ensino de Geociências: O elo perdido: Planeta Terra e Educação Básica 18/10/2019
Minicurso e Excursão 19/10/2019
Entrega de Material e Novas Inscrições; Solenidade de abertura e Ice-break 20/10/2019
Sessões Temáticas: Apresentações Orais e Pôsteres Conferências, Palestras e Mesas Redondas 21/10/2019
Sessões Temáticas: Apresentações Orais e Pôsteres Conferências, Palestras e Mesas Redondas 22/10/2019
Sessões Temáticas: Apresentações Orais Palestras e Mesas Redondas. Excursão. 23/10/2019

COMISSÃO ORGANIZADORA

Professores
Celso Dal Ré Carneiro (IG/Unicamp) <cedrec@ige.unicamp.br>
Fabio Braz Machado (UNIFESP) <fabio.machado@unifesp.br>
Luciana Cordeiro de Souza Fernandes <luciana.fernandes@fca.unicamp.br>
Pedro Wagner Gonçalves (IG/Unicamp) <pedrog@ige.unicamp.br>

Discentes
Alexandre Pedroso do Prado <a087790@dac.unicamp.br>
Gleise Regina Bertolazi dos Santos <gflorya@gmail.com>
Hugo Levy da Silva de Melo <hugo-am@hotmail.com>
Vinicius Arcanjo Monteiro <viniciusmonteiro@ige.unicamp.br>

COMITÊ CIENTÍFICO
Alexis Rosa Nummer (Instituto de Geociências/UFRRJ)
Alfonso García Dela Vega (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha)
Alfredo Borges de Campos (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
Alvaro Penteado Crosta (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
Amelia Calonge (Universidad de Alcalá de Henares, Espanha)
Ana Elisa Silva de Abreu (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
André Sampaio Mexias (Instituto de Geociências/UFRGS)
Artur Agostinho de Abreu e Sá (Universidade de Trás-os-Montes, Portugal)
Celso Dal Ré Carneiro (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
Chris King (Education, Keele University, UK)
Clara Vasconcelos (Universidade do Porto, Portugal)
Denise de La Corte Bacci (Instituto de Geociências/IGc-USP)
Didier Gastmans (Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE-UNESP)
Eduardo Soares de Macedo (Instituto de Pesquisas Tecnológicas/IPT)
Eliane Aparecida Del Lama (Instituto de Geociências/IGc-USP)
Elvo Fassbinder (Departamento de Geologia/UFPR)
Fabiana Curtopassi Pioker-Hara (Escola de Artes Ciências e Humanidades/USP)
Fresia Ricardi-Branco (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
Giorgio Basilici (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
Jorge Bonito (Universidade de Évora, Portugal)
José Bernardo Rodrigues Brilha (Universidade do Minho, Portugal)
Jose Eduardo Zaine (Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE-UNESP)
José Fernando Pina Assis (Instituto de Geociências/UFPA)
José Sellés-Martínez (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Joseli Maria Piranha (Instituto de Biociências e Ciências Exatas/UNESP-SJRP)
Kátia Leite Mansur (Instituto de Geociências/UFRJ)
Maria Cristina Motta de Toledo (Escola de Artes Ciências e Humanidades/USP)
Maria Leonor Bonan (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Michelle Simões Reboita (Inst. Recursos Naturais, Univ. Fed. Itajubá/UNIFEI)
Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves (Fac. Pindamonhangaba / EHCT-IG-Unicamp)
Paulo de Tarso Amorim Castro (Departamento de Geologia/UFOP)
Paulo de Tarso Ferro de Oliveira Fortes (UFES, Campus de Alegre, ES)
Pedro Wagner Gonçalves (Instituto de Geociências/Unicamp)
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti (Consultora / EHCT-IG-Unicamp)
Roberto Greco (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
Rosely Aparecida Liguori Imbernon (EACH/USP)
Ticiano José Saraiva dos Santos (Instituto de Geociências/IG-Unicamp)
Vania Maria Nunes dos Santos (Consultora / EHCT-IG-Unicamp)
William Zanete Bertolini (Universidade Federal da Fronteira Sul)
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Secretaria:

Celso Dal Ré Carneiro e Pedro Wagner Gonçalves
E-mail: cedrec@ige.unicamp.br
Instituto de Geociências – Unicamp
Fone: 19 3521-4564 e 4562 

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Local do Evento 

Centro de Convenções da UNICAMP
Avenida Érico Veríssimo, 500
Cidade Universitária
Barão Geraldo - Unicamp
13083-854
Campinas – SP

Contato
Email: nucleo-sp@sbgeo.org.br